fev 08 2018

ADENOIDECTOMIA – MINHAS RECOMENDAÇÕES APÓS A CIRURGIA

 

 

A adenoidectomia (remoção da adenoide) é um procedimento cirúrgico que demora aproximadamente 1 hora e é feito sob anestesia geral. Os pacientes permanecem no hospital durante o dia para observação. Pode ser necessário passar a noite após a cirurgia se ocorrer sangramento excessivo ou vômitos.

Algumas recomendações devem ser seguidas:

Ingestão de líquidos e comidas: Não há restrições com tipos de alimentos no pós- operatório. Apenas evitar refeições muito pesadas nas primeiras 24 hs pois pode haver náusea. Os alimentos devem ser consumidos frios ou temperatura ambiente durante os primeiros 3 dias. É importante para uma boa recuperação após a cirurgia é que o paciente se hidrate adequadamente.

Febre: Febre baixa pode ocorrer por alguns dias após a cirurgia. Entre em contato com seu médico se ocorrer febre superior a 38o C

Exercícios físicos: Deve-se evitar exercícios físicos por 7 dias após a cirurgias.

Sangramento: o esperado é que após a cirurgia tenham pequenos filetes de sangue pelo nariz e na saliva. Se o sangramento for um pouco mais intenso coloque uma compressa com gelo sobre a face por 20 minutos. Caso ocorram sangramentos em grandes quantidades que não cessam expontaneamente contate imediatamente o seu médico e se preciso retorne ao hospital em que foi operado. Evite exposição ao sol, banhos quentes prolongados e locais abafados na primeira semana.

Dor: quase a totalidade dos pacientes não se queixam de dor, mas pode ocorrer dor no ouvido (dor reflexa), ou na mandíbula.

Atualmente os pacientes que sofreram retirada da adenoide têm uma rápida recuperação após a cirurgia.

OBS: os cuidados podem variar de médico para médico. Sigam as orientações do seu otorrino.

abs

0 Comments
Share Post
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.