100

Contato com suspeitos de infecção por Coronavírus. Como me isolar na mesma casa?

Guia do isolamento domiciliar: como preparar sua casa para conviver com suspeitos de infecção por coronavírus

O Ministério da Saúde recomendou isolamento domiciliar para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus  por 14 dias.

Mas como manter o isolamento de pessoas que moram na mesma casa?

A pessoa infectada deve usar máscara quando ficar no mesmo ambiente que alguém não infectado.

1- Separação de objetos pessoais

Talheres, pratos, escovas, sabonetes, pastas de dente, não podem ser compartilhadas.

Dê preferência ao sabonete líquido.

2- Cômodos da casa:

Ideal que fiquem em ambientes totalmente separados.

Nos casos de domicílios que não tenham mais de um quarto e mais de um banheiro, a recomendação é deixar o quarto para a pessoa suspeita. “Se a pessoa compartilha o quarto, o ideal é que quem não apresente sintomas durma na sala.

Nos casos de salas compartilhadas ou casas com apenas um cômodo, pessoas infectadas e pessoas sem a doença não podem compartilhar o mesmo sofá ou colchão. Se for possível, a recomendação é manter 2 metros de distância.

O cômodo com o paciente isolado deve ficar todo o tempo com a porta fechada. Mas é necessário manter a janela aberta para que haja uma fonte de ventilação e entrada de luz solar.

3- Roupas de cama e toalhas:

A pessoa infectada ou com suspeita de infecção tem de trocar a própria roupa de cama. Se houver secreções na roupa de cama, ela deve embalar em um saco plástico antes de levar à máquina de lavar ou ao tanque. Devem ser lavadas e secas em local arejado, de preferência no sol.

4- Lixo pessoal:

Ideal manter uma lixeira com tampa ao lado da cama, com saco plástico, para jogar o lixo. Quando o recipiente estiver cheio, a pessoa deve fechar a sacola e só depois despejar em lixeiras comuns, seja da casa, da rua ou do prédio.

5- Banheiros:

Quando o banheiro é compartilhado, o paciente infectado ou com suspeita de estar infectado precisa desinfetar todas as superfícies usadas por ele: vaso sanitário, interruptores, maçaneta, descarga, box, registros imediatamente após o uso

Objetos que antes eram compartilhados, como pasta de dente, sabonete de pia e toalha de rosto devem passar a ser individuais. Também é necessário tirar a escova de dente da pessoa infectada ou com suspeita de infecção do mesmo recipiente das demais.

6- Limpeza da casa:

A limpeza de alguns móveis e objetos precisará ser feita diversas vezes ao dia e seguindo cuidados específicos:

A pessoa que for limpar a casa precisa estar com máscara, luva, óculos e avental; todas as superfícies de contatos constantes devem ser limpas: pia, maçanetas, mesas, interruptores, assentos de sofá, cadeiras e vaso sanitário, torneiras, etc.

Sabão, álcool 70%, água sanitária e desinfetantes são eficientes para a limpeza.

Manter as lixeiras com tampas fechadas e usar saco hermeticamente fechado.

7- Preparo de alimentos:

Se o contaminado tiver que cozinhar, que faça sempre de máscara, higienizando as mãos constantemente e com um avental que posso ser lavado logo após.

Sorry, the comment form is closed at this time.