DOR DE OUVIDO

As dores de ouvido (otalgia) podem ter etiologia otológica e não otológica.

Nas causas otológicas a origem da dor está no próprio ouvido. Pode ser por uma infecção (otite), trauma por cotonete, cera, corpo estranho (insetos, pontas de lápis, miçangas e outros objetos que frequentemente as crianças colocam no ouvido).
Nas causas não otológicas, as alterações acontecem em outros locais do corpo e irradiam a dor para o ouvido como acontece por exemplo nos problemas de coluna, bruxismo, disfunções da mordida e da articulação Temporo-Mandibular (ATM), disfunções da tuba auditiva, dores de garganta, dores de dente.

Dicas:

Em crianças devemos desconfiar de dor de ouvido quando vemos febre, choro prolongado sem outra causa aparente, inapetência, ouvido quente e doloroso ao toque, constante toque na orelha, irritação, agitação ou comportamento estranho, principalmente à noite ou quando deitada. É comum confundir a erupção dos dentinhos com dor de ouvido.

Para diminuir a dor: Coloque sobre o ouvido uma toalha aquecida ou bolsa térmica (calor baixo) ou bolsa de água quente. Cuidado para não colocar com calor muito intenso e provocar queimaduras na pele.


Dra. Renata Lopes

< voltar